Meditação em 30 minutos

Professora: Yara Santos
Horário:
13h às 13h30
Preço:
doação voluntária
1233006834-62Morada:
Rua Moinho do Gato, 5 – 2710-661 – Várzea de Sintra  Ver MAPA

Vem desfrutar desta meditação guiada e melhore a sua habilidade de manter a mente calma e positiva. Acaba com o stress, desfruta do sabor da paz interior e supera-te melhorando a tua concentração no dia a dia. Em cada sessão será explicada e guiada uma meditação simples com a qual poderás superar-te ao melhorar a tua concentração e outras boas qualidades, ao mesmo tempo que desfrutas do relaxamento e da paz interior.

Saiba mais sobre meditação e venha experimentar! 30 minutos que podem mudar a sua vida.

Não é necessário inscrever-se antecipadamente nem usar roupa especial. Pedimos para chegar 15 minutos antes do início da aula para fazer a sua inscrição na receção do Templo.

Por 5€ pode almoçar no Café do Templo após a meditação. Por favor reserve o seu almoço vegetariano com este formulário.

O Propósito da Meditação

smileO propósito da meditação é cultivar os estados de mente que são favoráveis à paz e ao bem-estar e erradicar aqueles que não o são.

Se nossa mente estiver pura e em paz, seremos felizes, independente das nossas condições exteriores; mas se ela estiver impura e agitada, nunca encontraremos felicidade, por mais que tentemos mudar nossas condições exteriores.

O método para tornar a nossa mente pura e serena é treinar meditação.

O que é a meditação?

Meditação é um método para familiarizar nossa mente com virtude. url-1

Quanto mais familiarizada com virtude a nossa mente estiver, mais calma e pacífica ela se torna. Quando a nossa mente está em paz estamos livres de preocupações e desconforto mental e experienciamos verdadeira felicidade.

Se treinarmos a nossa mente para se tornar pacífica, seremos felizes o tempo todo, mesmo nas condições mais adversas. Mas se a nossa mente não estiver em paz, mesmo que desfrutemos das mais agradáveis condições exteriores, não estaremos felizes. Portanto, é importante treinar nossa mente por meio da meditação.

Há dois tipos de meditação: meditação analítica e meditação posicionada. Quando contemplamos o sentido de uma instrução de Darma que tenhamos recebido ou lido, estamos fazendo a meditação analítica. Contemplando profundamente a instrução, por fim chegamos a uma conclusão ou fazemos surgir um estado de mente virtuoso específico. Esse é o objeto da meditação posicionada.

Tendo encontrado nosso objeto por meio de meditação analítica, concentramos-nos nele unifocadamente pelo maior tempo possível para ficarmos profundamente familiarizados com ele. Esta meditação unifocalizada é a meditação posicionada. Freqüentemente a meditação analítica é simplesmente chamada de “contemplação” e a meditação posicionada, simplesmente de “meditação”.

A meditação posicionada depende da contemplação, que por sua vez depende de ouvir ou ler instruções de Darma.

Para mais informações a respeito de meditação consulte o Novo Manual de Meditação.

Os Benefícios da Meditação

Se praticarmos em meditação, gradualmente os nossos pensamentos distrativos vão ceder e experimentaremos um sentimento de paz interior e descontração.

A nossa mente sentir-se-á lúcida e ampla e sentir-nos-emos renovados. Quando o mar está agitado, os sedimentos são revolvidos e a água se turva, mas basta o vento abrandar para que o limo, aos poucos, assente e a água volte a ficar clara. meditation-lotus

Do mesmo modo, quando nos concentramos na respiração e o incessante fluxo de pensamentos distrativos é abrandado, nossa mente torna-se muito lúcida e clara. Devemos permanecer nesse estado de “calma mental” durante algum tempo.

Quando a turbulência dos pensamentos distrativos baixa e a mente fica parada, uma profunda felicidade e contentamento brotam naturalmente em nós. Essa sensação de contentamento e bem-estar ajuda-nos a lidar com as tarefas e dificuldades da vida diária.

Grande parte de nosso stress e tensão provêm de nossa própria mente e muitos dos problemas que enfrentamos, inclusive os de saúde, são causados ou agravados por esse estresse. Uma simples meditação respiratória, feita todos os dias, durante dez ou quinze minutos, poderá reduzi-lo.

Vamos experimentar uma mente calma e espaçosa e muitos de nossos problemas corriqueiros vão desaparecer. Conseguiremos lidar melhor com situações difíceis e, naturalmente, sentir-nos-emos mais calorosos e positivos com as outras pessoas, melhorando assim nossas relações.