Je-Tsongkhapa-small

 

O puja diário nos Centros budistas Kadampa é Joia Coração, que é o Guru ioga de Je Tsongkhapa associado com a sadana condensada do seu Protetor do Dharma e uma breve meditação no Lamrim.

Esse puja inclui duas práticas reveladas pelo Buda da Sabedoria Manjushri. A primeira é um Guru ioga especial no qual visualizamos nosso Guia Espiritual como Je Tsongkhapa, ele próprio, uma manifestação de Manjushri.

Confiando nesta prática, podemos purificar negatividades, acumular mérito e receber bênçãos. Desse modo, conquistaremos naturalmente todas as realizações das etapas do caminho do sutra e do tantra, e, em particular alcançaremos uma sabedoria de Darma especial.

 

 

CONFIAR NO PROTETOR DO DHARMADorje-Shugden-statue-Kadampa

A segunda prática é um método para confiar no Protetor do Dharma Dorje Shugden. Por meio dela, podemos superar obstáculos à nossa prática e criar condições favoráveis, a fim de nutrir e aumentar nossas realizações de Dharma.

Se confiarmos no Protetor do Dharma Dorje Shugden sinceramente, a nossa fé em Je Tsongkhapa naturalmente aumentará e facilmente obteremos a experiência do puro Budadharma transmitido diretamente a Je Tsongkhapa pelo Buda da Sabedoria Manjushri.

Essas duas práticas são a verdadeira essência da Nova Tradição Kadampa do Budismo Mahayana. Se praticarmos regularmente e sinceramente, teremos uma rica colheita de puras realizações de Dharma, e finalmente viremos a experienciar a suprema alegria da plena iluminação.

Uma explicação extensa desta sadhana pode ser encontrada no livro Joia Coração, por Geshe Kelsang Gyatso.